terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pesquisadores da Unicamp encontram, em Coromandel, coordenadas do local onde foi descoberto o diamante Presidente Vargas

Diamante Presidente Vargas

Pesquisador aponta o local exato onde o diamante
foi descoberto


O maior diamante de qualidade gemológica encontrado no Brasil e, provavelmente, o oitavo maior descoberto no mundo, é denominado Presidente Vargas, que originalmente possuía 726,60 quilates e forma plana. Ele foi achado em 1938 no leito do Rio Santo Antônio do Bonito, região de Coromandel, e vendido no ano seguinte para o joalheiro novaiorquino Harry Winston, por US$600 mil. Esta pedra foi lapidada em 23 gemas, das quais 8 possuem corte esmeralda. A maior delas, pesando 48,26 quilates, foi mais tarde relapidada para 44,17 quilates e adotou o nome de Vargas, o mesmo da gema bruta.

Uma equipe de pesquisadores veio a Coromandel com a missão de descobrir o local exato onde foi descoberto o diamante Presidente Vargas: Prof. Iran F. Machado, colaborador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Prof. Carlos Alberto, também da Unicamp, Manoel Cyrillo e Dra. Lúcia Jahnel.

Eles contam que o feito só foi possível graças ao apoio dos coromandelenses Waldejam Soares da Cunha e José Tim, proprietário da fazenda Santo Antônio da Taquara.

“Somos imensamente gratos a esses cidadãos de Coromandel, que nos conduziram ao local procurado, à margem direita do ribeirão Santo Antônio do Bonito”, diz o Prof. Iran Machado.

Segundo os pesquisadores, as coordenadas do mega diamante registradas pelo GPS de Manoel Cyrillo, membro da equipe, são as seguintes. Latitude: 18 graus 30` 32” S e Longitude: 46 graus 58` 22” W.